Falar em raciocínio lógico sempre traz medo aos alunos. Porém
desenvolver essa habilidade rápida é de grande importância. Conferir o troco do
supermercado, decidir qual caminho fazer para chegar à escola ou debater sobre
algum assunto, são exemplos de inúmeras situações do dia a dia que exigem esse
tipo de raciocínio. Além de ajudar na saúde mental, pode se tornar divertido
quando usado como passatempo ou desafios.
Metodologia:
-Separar a turma em grupos
-Entregar os desafios abaixo aos
grupos:
Desafios:
Aniversário!
Quando perguntado sobre seu aniversário, um homem disse:
“Anteontem eu tinha 25 anos e no próximo ano, eu faria 28
anos”
Isso pode ser verdade apenas um dia em um ano. Em que dia ele
nasceu?
Problema dos personagens da peça de teatro:
Pedro, André, Cláudio, Diego e Bernardo estão ensaiando uma
peça de teatro em que há cinco personagens: um rei, um soldado, um bobo, um
guarda e um prisioneiro.
-Pedro, André e o prisioneiro ainda não sabem seus papeis;
-No intervalo, o soldado joga cartas com Diego;
-Pedro,
André e Claudio vivem criticando o guarda;
-O bobo
gosta de ver o André, o Cláudio e o Bernardo representando, mas odeia ver o
soldado.
Descubra o
papel de cada um nessa peça.
Problema
da Excursão:
Numa
excursão a Roma para ver o Papa:
-Oito
pessoas já haviam ido a Roma, mas não conheciam o Papa;
-Três já
conheciam o Papa, mas nunca haviam ido a Roma;
-Ao todo,
dez pessoas conheciam o Papa;
-Ao todo,
nove pessoas nunca haviam ido a Roma.
Quantas
pessoas participaram dessa excursão?




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