O QUE É?

O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é um programa do governo federal gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem como objetivo principal financiar projetos de iniciação à docência, fornecendo bolsas a alunos e professores (coordenadores) de cursos de licenciatura e a professores do ensino básico (supervisores), bem como destinando verbas para despesas vinculadas à sua realização.

SUBPROJETO: MATEMÁTICA 
O Subprojeto de estímulo à Docência da UFOP, na área de matemática, iniciou-se no ano de 2009 sob a coordenação da Professora Roseli de Alvarenga Corrêa, na época docente efetiva do departamento de matemática da UFOP. Hoje o Subprojeto é composto por doze alunos bolsistas do curso de licenciatura em matemática, que divididos em duas equipes atendem duas escolas estaduais (Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Estadual de Ouro Preto) da cidade. Em cada uma dessas escolas contamos com o auxílio de um professor-supervisor responsável em acompanhar as atividades e suas execuções nas escolas, além também de promover a articulação Bolsista-Escola e Escola-Universidade. A coordenação do subprojeto encontra-se hoje na responsabilidade do professor Sebastião Martins Xavier, docente efetivo do departamento de matemática da UFOP.
Para os desenvolvimentos dos trabalhos, os professores-supervisores e alunos bolsistas dedicam 12 horas semanais trabalhando diretamente nas escolas com diversas atividades e quatro horas semanais dedicadas às reuniões. Todas as atividades desenvolvidas nas escolas (oficinas, gincanas, feiras etc.) são voltadas para melhorar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, incentivando e desafiando os bolsistas a buscarem respostas alternativas para a superação de diversas dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, promovendo assim uma melhoria na qualidade do ensino de matemática na educação básica. Os bolsistas também encontram semanalmente com o coordenador do subprojeto para prestar contas das atividades semanais desenvolvidas em cada escola, discutirem os resultados obtidos, buscarem sugestões para determinadas atividades propostas, apresentarem seminários e etc.

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