sábado, 25 de junho de 2016

O desafio de Einstein


Os problemas de Einsten apresentam uma matemática sem fórmulas, baseada no raciocínio lógico. Onde os alunos precisam pensar um pouco mais, pois muitas das vezes não se usam contas matemáticas para resolve-lós, mas sim o raciocínio lógico.    
Dizem que Einstein formulou este desafio no século XIX. Segundo ele, 98% da população mundial não conseguiriam resolver! Veja se você faz parte dos 2%.
Há 5 casas de 5 cores diferentes; em cada casa mora uma pessoa de uma nacionalidade diferente. Esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes marcas de cigarro e têm animais de estimação diferentes.

Considerando as informações dadas a seguir, pergunta-se:

- Qual deles tem um peixe?
- Qual a cor da casa em que cada um mora?
- Qual sua bebida preferida?
- Que marca de cigarro fuma?

Durante a aplicação dessa atividade os alunos demoraram um pouco pra descobrir a resposta, então quase no final da atividade montamos um quadro com as informações que tínhamos, e pedimos dois alunos que chegaram mais próximos das respostas, que preenchessem o quadro com as resposta que eles tinham achado. Como os dois não chegaram á resposta exata, no final só consertamos o que estava errado e completamos o que faltada.  




O Problema do Sorvete
Esse também é um problema que envolve raciocínio lógico, mas é um tipo de  problema mais fácil que o anterior. 

Os garotos A, B, C e D tomaram um dos tipos de sorvete ilustrados no boxe. Diga qual o nome deles e o que cada um tomou, considerando que Vicente não é A.












Durante a aplicação dessa atividade os alunos foram pegando as informações dadas no problema e foi concluindo um tomou cada sorvete.  Quem descobriu a resposta foi um aluno que usou rapidamente o raciocínio lógico  e descobriu a resposta certa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário