É um quebra-cabeças chinês formado por
7 peças. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas
elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais
de 5000 figuras. Esse quebra-cabeças, também conhecido como jogo das 1000
peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento facilitador
da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria,
ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são
fundamentais para o estudo da matemática e da ciência.
O tangram e jogado da seguinte forma:
posicionar as 7 peças, que são chamadas de “TANS”, para formar uma determinada
figura. Ganha o jogo quem conseguir forma as figuras primeiro.
Material: Tangram
Aplicação da atividade:
-primeiro
explicamos o que é o tangram,
-em
seguida separamos a turma em grupos. Como era semana da vida na escola que
aplicamos, a atividade foi aplicada pra todo o público, então tivemos alunos de
várias turmas
No
final do jogo o grupo que montasse a figura primeiro vencia o jogo e ganha uma
prenda ao final da atividade.
Esta
atividade tem como objetivo exercita a resolução de problemas,
estimular a criatividade e melhora a
noção espacial dos alunos.

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