quarta-feira, 27 de maio de 2015

Oficina “Quadrado 81 u.a.”

Este material pode ser aplicado em sala de aula como uma atividade, para os alunos construírem o quebra-cabeça ou como um jogo, ou seja, o professor leva o quebra-cabeça pronto para os alunos montarem. Em qualquer uma das maneiras este quebra-cabeça constitui uma atividade individual, onde serão abordados conceitos de lógica e área/perímetro de figuras planas.

Nós optamos por aplicar esta oficina como uma atividade onde os alunos participariam da construção do material. Seguimos os seguintes passos:

- Levamos uma folha quadriculada para cada aluno, medindo 15X15 unidades de área cada folha.

-Distribuímo-las para os alunos e pedimos que cada um desenhasse e recortasse dessa folha as seguintes figuras:
v  Um quadrado de lado 4 u.a.
v  Um retângulo de medida 4x3 u.a.
v  Um retângulo de medida 4x2 u.a.
v  Um retângulo de medida 6x2 u.a.
v  Um retângulo de medida 5x3 u.a.
v  Um retângulo de medida 6x3 u.a.

Obs.: Durante esse processo, é importante observar se os alunos entenderam a atividade de fato e se estão recortando os retângulos corretamente.

Após a construção do material, os alunos foram desafiados a construir um quadrado com as seis peças recortadas. Com o quadrado pronto, os alunos foram questionados:
v  Qual a área do quadrado construído?
v  É possível construir o quadrado justapondo as peças de outra forma?
v  É possível construir um quadrado com 64 u.a. ou 100 u.a.?


Com essas indagações, várias reflexões surgiram dentro de sala, o que auxiliou os alunos na construção de alguns conceitos referentes a área de figuras planas, com a utilização da lógica matemática.





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