Este material pode ser aplicado
em sala de aula como uma atividade, para os alunos construírem o quebra-cabeça
ou como um jogo, ou seja, o professor leva o quebra-cabeça pronto para os
alunos montarem. Em qualquer uma das maneiras este quebra-cabeça constitui uma
atividade individual, onde serão abordados conceitos de lógica e área/perímetro
de figuras planas.
Nós optamos por aplicar esta
oficina como uma atividade onde os alunos participariam da construção do
material. Seguimos os seguintes passos:
- Levamos uma folha quadriculada
para cada aluno, medindo 15X15 unidades de área cada folha.
-Distribuímo-las para os alunos
e pedimos que cada um desenhasse e recortasse dessa folha as seguintes figuras:
v
Um quadrado de lado 4 u.a.
v
Um retângulo de medida 4x3 u.a.
v
Um retângulo de medida 4x2 u.a.
v
Um retângulo de medida 6x2 u.a.
v
Um retângulo de medida 5x3 u.a.
v
Um retângulo de medida 6x3 u.a.
Obs.: Durante esse processo, é
importante observar se os alunos entenderam a atividade de fato e se estão
recortando os retângulos corretamente.
Após a construção do material, os
alunos foram desafiados a construir um quadrado com as seis peças recortadas.
Com o quadrado pronto, os alunos foram questionados:
v
Qual a área do quadrado construído?
v
É possível construir o quadrado justapondo as
peças de outra forma?
v
É possível construir um quadrado com 64 u.a. ou
100 u.a.?
Com essas indagações, várias
reflexões surgiram dentro de sala, o que auxiliou os alunos na construção de
alguns conceitos referentes a área de figuras planas, com a utilização da
lógica matemática.
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