quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Oficina: Número π (PI)


Proposta: Aplicar uma oficina para o 1º ano do Ensino Médio, que visa a descoberta do número π  e de onde surge esta constante tão importante para matemática, através de materiais concretos que possibilitam encontrar o valor de π, realizando uma divisão do comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro.


Desenvolvimento: Para realizar a atividade, foram entregues aos alunos objetos circulares (tampas de diferentes tamanhos, moedas, etc.), barbante, réguas, pinceis atômicos e calculadoras. Em grupo, os alunos foram orientados a fazer a medição do contorno da circunferência (seu perímetro) e seu diâmetro, anotando esses dados em uma tabela para posteriormente efetuar o cálculo necessário para se obter π.


 

Conclusão: Isso posto, os alunos, com os dados em mãos, efetuaram os cálculos chegando em valores que são próximos do irracional πpodendo correlacionar prática e teoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário