Esse é um jogo da velha diferente do convencional, pois trabalha com frações. Ele faz com que o aluno associe um número fracionário à sua representação gráfica em um todo contínuo.
Sua construção é simples, porém trabalhosa: consiste em cortar cartolinas em quadrados de 16x16cm, e dividir esse quadrado em outros 16 quadrados, onde neles serão feitos os registros dos números fracionários e das representações gráficas dos números fracionários. Cada tabuleiro desse terá um tabuleiro correspondente, que será dividido em suas 16 partes, onde os números fracionários de um corresponderão às representações gráficas do outro, e vice versa.
Construída a oficina, cada jogador recebe oito partes do tabuleiro correspondente, além do tabuleiro onde eles terão que associar cada fração. Cada jogador, na sua vez, escolhe uma “casa” do tabuleiro, verifica qual parte que lhe é correspondente e a coloca sobre a “casa” escolhida, a correspondência é: fração com a sua representação gráfica ou vice-versa. Se a correspondência for efetuada corretamente, o jogador coloca um de seus marcadores sobre esta “casa”. Caso contrário, ele devolve a ficha e passa a vez. O vencedor é aquele que conseguir alinhar quatro de seus marcadores na horizontal, na vertical ou na diagonal.
Essa é uma maneira descontraída de trabalhar além da simplificação e associação de frações vários conceitos de geometria, pois na cartela encontram-se registros de figuras geométricas, o professor poderá relembrar as definições de hexágono, pentágono, por exemplo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário