ESCOLA ESTADUAL DE OURO PRETO
- Após a montagem, cada grupo receberá questões sobre a
imagem que criaram:
- Qual invenção vocês retrataram através da geometria?
- Quantas figuras geométricas vocês utilizaram na montagem?
- Qual o nome de cada figura geométrica utilizada?
- Quantas arestas e vértices há em cada figura geométrica usada?
- Seria possível substituir estas figuras por outras? A invenção
funcionaria do mesmo modo?
Exemplo: no lugar dos círculos que formam
os pneus, seria possível usar triângulos? O automóvel funcionaria do mesmo
modo? Por quê?
- Sem a matemática seria possível criar essa invenção? Por quê?
|
- Correção e debate sobre a atividade.
DESENVOLVIMENTO
A oficina foi aplicada em uma turma da 6ª série e seguiu a
seguinte ordem cronológica:
Primeiro os alunos convidados a assistir o curta metragem e
espalharam-se diante o monitor para assistir ao mesmo. Foram alertados sobre a importância
de assistir o filme com atenção, pois vários detalhes seriam primordiais para a
realização da atividade que sucederia o curta.
Após o fim do vídeo, a turma foi dividida em grupos
escolhidos pelos próprios alunos. Cada bolsista ficou responsável em auxiliar
um grupo, caso surgissem dúvidas ou dificuldade na realização da tarefa. Então
a atividade foi entregue a cada grupo, assim como os materiais necessários para
fazê-la. O grupo deveria entrar em debate e escolher uma invenção que acham
importante para a humanidade e que fora criada através da geometria. Durante a
montagem, vários alunos tiveram dúvidas em como recortar certas figuras geométricas
que usariam na montagem da invenção escolhida, então os bolsistas puderam ajudar
nessas questões quando necessário. Observamos que durante a montagem do cartaz,
os grupos ficaram bastante animados em fazê-la, buscando ajuda e mostrando o
que estavam fazendo.
Após a montagem, o grupo deveria responder ao questionário
feito que estava na folha entregue inicialmente. Neste momento, os alunos
tiveram dificuldade em realizar a tarefa e pouca compreensão. Alguns insistiram
em não fazer e realmente não fizeram. Porém, com a ajuda e incentivo dos bolsistas,
conseguimos que a maioria dos grupos respondessem as questões. Observou-se a
dificuldade em responder o questionário, por falta de conhecimento em geometria
plana.
CONCLUSÃO
Após a conclusão da oficina e correção dos questionários,
viu-se a importância de elaborar materiais mais trabalhados e dinâmicos como o
que foi feito. Observamos a defasagem dos alunos quanto à geometria e que
precisam de mais apoio nesse tópico, que é de extrema importância na vida acadêmica
e cotidiana de cada aluno que estava ali.
Além disso, foi gratificante ver que os alunos animarem
participar e fazer a oficina, que têm sede de um ambiente mais agradável fora
da monotonia da sala de aula.
Turma assistindo ao filme.
Mural com os cartazes criados.
Questionários:












Nenhum comentário:
Postar um comentário