Este trabalho, realizado pelo Pibid Matemática na Escola Estadual de Ouro Preto, consiste em desenvolver conceitos da Geometria através da pavimentação com figuras geométricas regulares ou não, de um tipo ou mais, sem deixar falhas entre as figuras e sem sobreposição entre elas.
Desse modo, é possível abordar elementos da Geometria, como classificação de triângulos, definição de quadrados, ângulos, retas, etc. e aprimorar o domínio no uso de régua, compasso, tesoura e esquadro para a construção das figuras geométricas.
OBJETIVOS
O principal objetivo da oficina é relembrar e reforçar os conceitos da Geometria Plana, visto que muitos alunos possuem dificuldade para trabalhar com o conteúdo, que é de extrema importância para a vida acadêmica e cotidiana da pessoa.
Além disso, viu-se a importância de promover o trabalho em grupo para incentivar a socialização pacífica entre colegas de turma.
PUBLICO ALVO
A oficina foi aplicada em uma turma do 9º ano / 8ª série. Porém, visamos que é possível aplicá-la em diferentes séries, por não haver um nível de dificuldade elevado.
DESENVOLVIMENTO
1- Os alunos foram divididos em grupos, deixando a divisão livre entre eles.
2- Então foram instruídos a construir figuras geométricas com os materiais que foram disponibilizados a eles (papel cartão, tesoura, régua, compasso e esquadro), sendo reforçados que eles iriam usar tais figuras para pavimentar uma cartolina, portando elas deveriam encaixar entre si. Em caso de dúvidas e necessidade de ajuda, cada grupo contava com um bolsista para auxiliar.
3- Feitas as figuras geométricas, foram distribuídos cartolinas e colas para os grupos montarem suas pavimentações, com o acompanhamento de um bolsista em cada grupo e do supervisor José Cláudio na sala de aula.
4- Os grupos deveriam pavimentar a cartolina de modo que não haja falhas entre as figuras e nem sobreposição entre elas.
5- Depois de pavimentadas, as cartolinas foram expostas em mural e foi-se discutido os erros de cada uma (quando houvesse erro): porque houve falha entre as figuras e porque elas não se encaixaram.
REFERÊNCIA
ALVARENGA, T.F.; SILVA, R.R.; WROBEL, J.S. Oficina de Pavimentação com Quadrados e Triângulos Equiláteros. - Espírito Santo, 2014.
Todos os bolsistas estavam presentes e participaram da oficina.
Oficina aplicada no dia 07/05/2015





